Atualmente as escolas dispõem de vários recursos midiáticos. Diante disso surge a necessidade dos professores saberem como integrar as mídias a sua prática pedagógica. Com isso os professores que há anos trabalharam com o velho caderno de planejamento amarelado pelo tempo, o bom e velho quadro negro, o livro didático, a “decoreba”... seguindo a risca o que sempre fez desde os tempos da faculdade. E hoje diante dos avanços tecnológicos surge à necessidade de se trabalhar de forma contextualizada o que demanda a busca por novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica.
Falar em mídias e nas possibilidades que ela nos oferece é fácil, difícil é integrá-la à prática pedagógica. Esse é o desafio, pois somente utilizar os recursos tecnológicos sem fins didáticos não soluciona o problema da educação. Ou seja, de nada adianta introduzir novas tecnologias se a tradicional metodologia permanecer.
Como citado no texto "O Professor e a prática pedagógica com integração das mídias" um dos desafios é justamente o equilíbrio entre o conhecimento curricular e o conhecimento relacionado ao uso da tecnologia e das mídias. Ou seja, torna-se necessário introduzir as novas tecnologias, no entanto o seu uso sem planejamento e adequação ao currículo não traz o conhecimento e sim se torna uma ferramenta repetitiva sem atingir sua função pedagógica.
Então, torna-se necessário que o professor conheça e domine as novas tecnologias e suas possibilidades a fim de tornar mais eficiente sua prática pedagógica. Para que não se repita a prática tradicional é necessário introduzir projetos enfatizando a interdisciplinaridade onde o aluno é o sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, onde o mesmo busca caminhos para alcançar a aprendizagem de forma contextualizada.
Segundo o texto “Prática pedagógica e formação de professores com projeto: articulação entre conhecimento, tecnologias e mídias” para que realmente ocorra à integração de mídias na prática pedagógica é necessário o desenvolvimento de programas de formação continuada de professores. É necessário que haja diálogo e que o aluno possa expressar sua maneira de pensar. É importante integrar as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação nas atividades pedagógicas.
Assim, a tecnologia é usada como aliada na criação do processo educacional; ou seja, ela complementa as habilidades individuais e auxilia na construção de um mundo que dá um sentido maior para a vida do aluno.
Portanto acredito que essas novas ferramentas são aliadas, mas cabe a nós professores, utilizá-las de forma integrada ao currículo. E esse curso nos possibilita uma nova formação nos orientando aos novos caminhos a serem trilhados para atingir o objetivo principal que é o sucesso do aluno.

Amiga!!! Parabéns pelo blog! Com certeza vamos discutri muito. A Tecnologia vem produzindo um expressivo impacto na educação, assim devemos considera-las nossas aliadas e o professor percebe isso quando começa a refletir sobre sua prática e percebe o seu potencial.
ResponderExcluirE verdade Cilêde a tecnologia é uma aliada do professor, cabe então a ele direcionar e planejar a melhor maneira de incorporá-la a sua prática pedagógica.
ResponderExcluirObrigada por deixar o seu comentário.
Abraços!!!