Este blog é um espaço de reflexão e discussão para a cosntrução do TCC. Convido você a participar dessa discussão!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vamos Refletir?

Fig. Disponível emhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSkE5KNVxy10xXvlHNBAiF7u2SsHj-tvb70QMv2hsf3v60x4vqRTGNGxUHE8ksEZwR-UXWSqb00qejfw5rIJ9kEr3bZ08OIYE4zgOqEtVlfOMNGHXHqVZEp1N5dg8Mkr52a-0KD8uLQjFr/s1600/27.gifhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSkE5KNVxy10xXvlHNBAiF7u2SsHj-tvb70QMv2hsf3v60x4vqRTGNGxUHE8ksEZwR-UXWSqb00qejfw5rIJ9kEr3bZ08OIYE4zgOqEtVlfOMNGHXHqVZEp1N5dg8Mkr52a-0KD8uLQjFr/s1600/27.gif


Como as ferramentas de comunicação virtual podem ser utilizadas na escola? Em Quais situações podem ser utilizadas?  Você já utilizou esses instrumentos em sala de aula? Como? Compartilhe suas experiências.

O uso das tecnologias cada vez mais precoce

          Vivemos em um mundo globalizado, que constantemente sofre mudanças em vários aspectos: tecnológicos, filosóficos, religiosos, políticos, culturais, econômicos, entre outros. No aspecto tecnológico, essas mudanças têm provocado alterações na realidade social, o que exige reformas no processo educacional.
           Estamos acostumados a pensar em comunicação e educação como dois campos distintos do conhecimento. Apesar disso, ambos lidam com a interação entre as pessoas. Isso mostra que unindo comunicação e educação, fará com que os limites entre informação e conhecimento diminuam. A sociedade contemporânea vem sendo marcada pelos meios de comunicação, onde eles, a cada dia, ganham espaço na vida das pessoas, seja em seu cotidiano e ou em suas relações sociais. As escolas se vêem diante do desafio de inserir as mídias e os meios de comunicação nas práticas pedagógicas. Essa inserção, segundo Silva Filho (apud SOUZA et al, 2006, p.7),
          É a idéia principal no que respeita às tecnologias de informação e comunicação. Por um lado, estas tecnologias devem estar plenamente integradas nas instituições educativas, dispondo alunos, docentes e professores de condições de acesso facilitado e de freqüentes oportunidades de formação. Por outro lado, as TICs devem estar plenamente integradas na atividade de ensino-aprendizagem, tanto ao nível dos saberes disciplinares como dos transdisciplinares.
         Para que isso ocorra, a escola precisa repensar a sua relação com os meios de comunicação deixando de lado seu paradigma conservador que ignora ou os considera como inimigos, voltando-se assim, para a contemporaneidade.Isso também diz respeito aos professores, que parecem não acompanhar positivamente essas mudanças. Eles se mostram resistentes à cultura da mídia, muitas vezes por medo de perderem seus postos para as novas tecnologias ou por falta de formação, ocasionando o contínuo uso do giz, do quadro-negro e dos livros.
          Com isso, os professores poderão se aproximar do universo dos alunos que estão cada dia mais dedicando suas horas aos novos recursos tecnológicos, se interessando mais pelas imagens e mensagens do que pelas atividades propostas em sala de aula. Sobre essas transformações, Moraes (2005, p.298) relata:

É cada vez mais precoce a idade em que as crianças começam a interagir com computadores ou jogos eletrônicos, é muito comum residências em que os aparelhos de televisão, de videocassete e de som são operados por elas [...]. Essas crianças, ao chegarem à escola, muitas vezes encontram nas salas de aula um cenário no qual são oprimidas durante horas, estando claramente definidos quem é o ator e quem são os agentes passivos daquela atividade, em que a única cor na cena é a do giz na lousa.

imagem disponível em:portalwebmarketing.com
          Utilizando os meios de comunicação como ferramentas pedagógicas na complementaridade do ensino, a escola dará ao aluno a oportunidade de se expressar de forma mais viva e completa. Com isso, as escolas concentrarão a atenção dos alunos o que estimulará, entre outras coisas, o senso crítico e o raciocínio. Deve haver disposição docente para despertar não só o fascínio pelos meios de comunicação, mas também uma racionalidade crítica.
         A escola precisa estar sempre atenta aos seus alunos e renovar seu processo pedagógico, trazendo para o campo educacional a criatividade. Segundo Roldão (apud SCHENKEL4) a meta última da educação é recolocar a dimensão racional e a dimensão imaginativa, ambas, como elementos centrais, integradores de um processo global de construção de conhecimento que faça de cada indivíduo uma pessoa mais bem equipada para compreender a realidade.

       Implantar nas escolas as novas tecnologias e formar professores capazes de fazer um bom uso das tecnologias e prepará-los para assumirem um novo papel na sociedade do conhecimento seria uma das soluções. O professor tem o papel importante de ajudar seus alunos a compreenderem melhor os meios de comunicação como objeto de análise, o que formará leitores críticos. O professor ainda, como coloca Demo (apud SOUZA et al, 2006), “assume o papel de orientador basicamente, ocorrendo nisto mudança fundamental de prática pedagógica: em vez de receptor, instrutor, treinador, o professor assume a postura socrática de orientação instigante”.
Disponível em:http://www.meuartigo.brasilescola.com/educacao/o-auxilio-dos-meios-comunicacao-midias-nas-praticas-.htm

Tecnologia: Aliada do professor.

        Atualmente as escolas dispõem de vários recursos midiáticos. Diante disso surge a necessidade dos professores saberem como integrar as mídias a sua prática pedagógica. Com isso os professores que há anos trabalharam com o velho caderno de planejamento amarelado pelo tempo, o bom e velho quadro negro, o livro didático, a “decoreba”... seguindo a risca o que sempre fez desde os tempos da faculdade. E hoje diante dos avanços tecnológicos surge à necessidade de se trabalhar de forma contextualizada o que demanda a busca por novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica.

     Falar em mídias e nas possibilidades que ela nos oferece é fácil, difícil é integrá-la à prática pedagógica. Esse é o desafio, pois somente utilizar os recursos tecnológicos sem fins didáticos não soluciona o problema da educação. Ou seja, de nada adianta introduzir novas tecnologias se a tradicional metodologia permanecer.

     Como citado no texto "O Professor e a prática pedagógica com integração das mídias" um dos desafios é justamente o equilíbrio entre o conhecimento curricular e o conhecimento relacionado ao uso da tecnologia e das mídias. Ou seja, torna-se necessário introduzir as novas tecnologias, no entanto o seu uso sem planejamento e adequação ao currículo não traz o conhecimento e sim se torna uma ferramenta repetitiva sem atingir sua função pedagógica.

     Então, torna-se necessário que o professor conheça e domine as novas tecnologias e suas possibilidades a fim de tornar mais eficiente sua prática pedagógica. Para que não se repita a prática tradicional é necessário introduzir projetos enfatizando a interdisciplinaridade onde o aluno é o sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem, onde o mesmo busca caminhos para alcançar a aprendizagem de forma contextualizada.

     Segundo o texto “Prática pedagógica e formação de professores com projeto: articulação entre conhecimento, tecnologias e mídias” para que realmente ocorra à integração de mídias na prática pedagógica é necessário o desenvolvimento de programas de formação continuada de professores. É necessário que haja diálogo e que o aluno possa expressar sua maneira de pensar. É importante integrar as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação nas atividades pedagógicas.

     Assim, a tecnologia é usada como aliada na criação do processo educacional; ou seja, ela complementa as habilidades individuais e auxilia na construção de um mundo que dá um sentido maior para a vida do aluno.

     Portanto acredito que essas novas ferramentas são aliadas, mas cabe a nós professores, utilizá-las de forma integrada ao currículo. E esse curso nos possibilita uma nova formação nos orientando aos novos caminhos a serem trilhados para atingir o objetivo principal que é o sucesso do aluno.


                                                                 disponível em: neymourao.com.br